Sejam bem- vindos ao blog do Pé Torto Congênito, aqui todos poderão tirar suas dúvidas quanto à patologia, tratamento, mitos e curiosidades!


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O Tratamento


          O tratamento de pé torto congênito deve começar o mais rapidamente possível, devendo ter início antes de 15 dias de nascido, para aproveitar a elasticidade favorável dos tecidos que formam os ligamentos, cápsulas articulares e tendões, sendo assim, os pais devem procurar o tratamento o quanto antes. No tratamento com a técnica de Ponseti, fazem-se manipulações adequadas e a aplicação de 6 a 8 gessos de formas semanais (Imagem c).
O objetivo do tratamento do pé torto congênito é tornar o pé o mais funcional, plano e indolor. Através do tratamento adequado haverá uma remodelação biológica alongando as estruturas que estavam contraturadas.
Alguns pés tortos são mais rígidos e não resolvidos apenas com o tratamento conservador, devendo ser realizada uma cirurgia para correção, que visa a completa e imediata resolução do quadro em um único procedimento. Como as deformidades residuais são variáveis, cada pé tem que ser cuidadosamente estudado, através do exame físico e radiográfico.
O pé tratado corretamente nunca será um pé absolutamente normal, permanecendo o tamanho um pouco menor e quase sempre associado à atrofia da panturrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário